Envie uma mensagem

Em agosto de 1999, teve início o projeto Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul, através do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), com a proposta de elaborar, além de uma lista, também um livro sobre as espécies ameaçadas no Estado, gerenciando as informações através de uma base de dados permanentemente atualizável.

Para evitar a duplicidade de esforços e elaborar uma única lista, as equipes foram reunidas sob a coordenação geral do projeto Livro Vermelho contando com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, através da Fundação Zoobotânica do RS. A lista apresentada resulta do trabalho desenvolvido desde então. Ela foi elaborada a partir do esforço conjunto de 43 zoólogos, diretamente vinculados ao projeto Livro Vermelho, representando 18 instituições de pesquisa e 128 colaboradores.

Em 2001, com o propósito de formalizar o apoio da SEMA ao projeto Livro Vermelho e encaminhar o processo de homologação da lista pelo Governo do Estado, foi firmado um convênio entre o MCT-PUCRS e a SEMA.

Neste mesmo ano, os resultados de dois anos de trabalho do projeto foram apresentados à sociedade gaúcha em uma audiência pública organizada pela SEMA. Participaram representantes do poder público estadual e federal, organizadores da lista, zoólogos vinculados ao projeto, colaboradores, pesquisadores, técnicos e representantes de organizações não-governamentais, além da comunidade. As sugestões foram levadas em consideração e eventualmente incorporadas ao resultado.

Ao final, 261 espécies foram classificadas como efetivamente ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul, enquadrando-se nas categorias de ameaça descritas no texto do decreto (Tabela)

Tabela – Número de espécies ameaçadas no Rio Grande do Sul por grupo zoológico e categoria de ameaça. As siglas seguem recomendação da IUCN, utilizando a grafia inglesa para facilitar a consulta por pesquisadores de diferentes nacionalidades.

GRUPOCategoria de Ameaças
REPECRENVUTotal
Esponjas   123
Moluscos   61117
Crustáceos    77
Insetos   71118
Peixes  461828
Anfíbios    1010
Répteis   51217
Aves28314245128
Mamíferos 1851933
Total294372135261

RE- regionalmente extinto; PE- provavelmente extinto; CR – criticamente em perigo; EN- em perigo; VU – vulnerável

Fonte: Marques, A.A.B. et al. Lista das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul. Decreto nº  41.672, de 11 junho de 2002. Porto Alegre: FZB/MCT-PUCRS/PANGEA, 2002. 52P. (Publicações Avulsas FZB, 11).


 Lista das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul - Decreto n° 41.672, de 10 de junho de 2002
  Declara as espécies da fauna silvestre ameaçadas de extincão no estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências

 Lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Rio Grande do Sul - Decreto nº 42.099, de 31 de dezembro de 2002
  Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.


 

| Voltar |

 









Desenvolvido por PROCERGS