Envie uma mensagem

 

Fortalecimento da Educação Ambiental em escolas da Rede Estadual de Ensino:

22/03/2016

O Projeto RS Biodiversidade promoveu, ao longo dos últimos 9 meses, um conjunto de oficinas de Educação Ambiental junto a professores da rede estadual de ensino. Estas atividades foram executadas pela organização não governamental Instituto Curicaca, a qual foi contratada para dar continuidade às ações já iniciadas pelo Instituto em 2013 e que contaram com a participam de 134 escolas das áreas alvo do Projeto.

 O público alvo foram os professores que participaram das etapas anteriores de formação, com caráter de continuidade e buscando um fortalecimento de processo e de grupos.  As oficinas visaram aprofundar a consciência sobre a problemática ambiental, a conservação e uso sustentável da biodiversidade, e estimular a análise crítica e a atuação cidadã em busca de mudanças nas causas dos problemas ambientais.

Ao todo, foram beneficiados por essa segunda etapa  46 escolas estaduais, 16 Coordenadorias Regionais de Educação e 176 professores/multiplicadores. Indiretamente, estima-se que os professores tenham aplicado práticas e conhecimentos com 8800 alunos ensino médio, fundamental e EJA e replicado com 350 professores, técnicos e funcionários das escolas.

Segundo o Instituto Curicaca, o esforço do Projeto RS Biodiversidade em investir na formação de professores estaduais do Rio Grande do Sul para atuarem como educadores ambientais foi bastante significativo. Além de seus resultados diretos, pode ser considerado um exercício piloto de parceria entre a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de como poderia funcionar a qualificação continuada de agentes públicos em educação ambiental.






     

 

| voltar |










Desenvolvido por PROCERGS