Envie uma mensagem

 

Meliponicultores em visita técnica e o alerta sobre a redução mundial de polinizadores:

29/02/2016

Meliponicultores de Caçapava do Sul, formados pelo Projeto RS Biodiversidade sob consultoria da Anama (Ação Nascente Maquiné), realizam visita técnica a Maquiné e Riozinho. Após a conclusão dos três cursos sobre o tema, os meliponicultores tiveram a primeira oportunidade de trocar experiências com produtores da região.

No sábado, dia 27, em visita a Fepagro/Litoral Norte os produtores puderam conhecer o meliponário, o viveiro de mudas nativas, e uma área piloto de agrofloresta regenerativa às margens do rio Maquiné. Além disso, conheceram um pouco sobre o Projeto Taramandahy e sobre os conceitos de bioconstrução (captação de água de chuva, tratamento ecológico de águas residuais, geração de energia/painel fotovoltaico, paredes de barro, paisagismo produtivo) aplicados na nova na sede da Anama.

Já no domingo, os produtores de Caçapava do Sul foram conhecer um meliponário com mais de 300 ninhos, em Riozinho. A propriedade, em meio a Mata Atlântica, abriga diversas espécies de Meliponíneos, como a Jataí, a Tubuna, a Mirim, a Guaraípo, e a Mandaçaia, sendo as duas últimas ameaçadas de extinção.

Está prevista, ainda, uma segunda visita técnica, desta vez à Santana do Livramento, nos dias 12 e 13 de março, além de um Seminário de encerramento em Caçapava do Sul no dia 19 de março.

A criação racional e manejo de abelhas nativas é denominada meliponicultura, sendo praticada em várias partes do mundo e tendo como objetivo principal a produção de mel, além de outros produtos como o própolis. Entretanto, são os serviços ambientais de polinização prestados pelas abelhas em ecossistemas naturais e agroecossistemas sua principal contribuição para o homem e o meio ambiente.

O tema tem ganhado cada vez mais importância uma vez que diversas instituições mundiais estão alertando para risco de extinção de polinizadores e suas consequências. Na última sexta-feira, foi a vez da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado de proteger a biodiversidade, publicar um relatório sobre o desaparecimento de polinizadores e sua ameaça a produção de alimentos para o ser humano.

Acesse o Relatório da IPBES/ONU(em inglês) no link:

http://www.ipbes.net/article/press-release-pollinators-vital-our-food-supply-under-threat

No link abaixo é possível conferir uma matéria em português sobre tema:

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/noticia/2016/02/onu-alerta-sobre-o-desaparecimento-de-polinizadores-e-pede-medidas-urgentes.html






     

 

| voltar |










Desenvolvido por PROCERGS