Envie uma mensagem

 

Curso “Meliponicultura para iniciantes” é realizado em Caçapava do Sul:

15/01/2016

Sob a consultoria da Ação Nascente Maquiné (ANAMA) e coordenado pela Fundação Zoobotânica, o Projeto RS Biodiversidade realizou o primeiro curso sobre Meliponíneos em Caçapava do Sul. O curso “Meliponicultura para iniciantes” foi direcionado para apicultores, pecuaristas, agricultores, e demais interessados da região. Cerca de 20 pessoas compareceram ao evento nos dias 9 e 10 de janeiro em uma fazenda já utilizada como unidade demonstrativa.

O curso abordou tópicos introdutórios, tópicos de biologia geral e, claro, de Meliponicultura para iniciantes. Foram apresentados um histórico da meliponicultura, a importância ecológica, econômica e social, além de características biológicas das abelhas. Os participantes também aprenderam a escolher espécies, a como instalar um meliponário, e a monitorar e fortalecer colônias, entre outros assuntos.

Com olhares atentos os participantes anotavam e fotografavam tudo, e já planejam investir na técnica. Estão previstos, ainda, mais dois cursos em janeiro e fevereiro, mas as vagas já estão preenchidas.

A criação racional e manejo de abelhas nativas é denominada meliponicultura, sendo praticada em várias partes do mundo e tendo como objetivo principal a produção de mel, além de outros produtos como o própolis. Entretanto, são os serviços ambientais de polinização prestados pelas abelhas em ecossistemas naturais e agroecossistemas sua principal contribuição para o homem e o meio ambiente. A meliponicultura é uma atividade ecologicamente correta, de baixo investimento inicial e com boas perspectivas de retorno financeiro, demonstrando ser uma excelente alternativa de geração de renda.

 Foto: Gleinir Fernandes Vaz






     

 

| voltar |










Desenvolvido por PROCERGS