Envie uma mensagem

 

Projeto RS Biodiversidade realiza novas oficinas para debater proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico:

07/12/2015

O Projeto RS Biodiversidade realiza nos dias 9 e 15 de dezembro a 2ª rodada de oficinas para discussão da proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE do Litoral Médio. A elaboração de proposta do ZEE do Litoral Médio é uma das ações incluídas no Componente 2 do Projeto RS Biodiversidade (Gerenciamento da Biodiversidade) e abrange os municípios de São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Viamão, Barra do Ribeiro e Tapes.

Esta ação contemplou a aquisição de imagens de satélite, a contratação de diagnósticos do meio físico, biótico e socioeconômico e a elaboração de uma proposta de Zoneamento. O material foi apresentado nos municípios de Tapes (no dia 17.11.2015) e de Mostardas (no dia 19.11.2015), locais acordados com os municípios envolvidos para facilitar o deslocamento dos participantes dos demais municípios.

Por solicitação de setores representativos das comunidades participantes das Oficinas, foi disponibilizado o material abaixo listado, no sentido de subsidiar as contribuições da 2ª rodada de oficinas. Os documentos podem ser acessados no site do Projeto: http://www.biodiversidade.rs.gov.br/portal/index.php?acao=downloads&id=1

Ø Diagnóstico da Geologia e Geomorfologia;

Ø Mapeamento da Qualidade e Disponibilidade dos Recursos Hídricos;

Ø Diagnóstico da Fauna;

Ø Diagnóstico da Flora;

Ø Mapeamento do Uso da Terra;

Ø Diagnóstico Socioeconômico;

Ø Mapa do Zoneamento Ecológico-Econômico Proposto;

Ø Apresentação realizada na 1ª rodada das Oficinas;

Ø Tutorial do Software utilizado para compor a proposta de zoneamento – Marxan com Zonas. 

A 2ª rodada de Oficinas acontecerá da seguinte maneira:

·      Dia 09.12.2015 (quarta-feira), às 9 horas - Tapes (abrangendo os municípios de Viamão, Tapes e Barra do Ribeiro).

Local: Sindicato Rural de Tapes - Av. Assis Brasil, nº 2730 – entrada da cidade de Tapes/RS.

·      Dia 15.12.2015 (terça-feira), às 9 horas - Mostardas (abrangendo os municípios de São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul e Capivari do Sul).

Local: CTG Tropeiros do Litoral - Rua Júlio de Castilhos, 1300, em Mostardas/RS.

O Projeto RS Biodiversidade convida todos os interessados a participar das oficinas a fim de contribuir para a construção de mais um importante instrumento para a gestão do Estado.

Maiores informações: rsbiodiversidade@sema.rs.gov.br






     

 

| voltar |










Desenvolvido por PROCERGS