Envie uma mensagem

 

APRESENTADOS DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS DA LAGOA DO PAURÁ E DO RIO QUARAÍ:

25/05/2015
Os diagnósticos ambientais da lagoa do Paurá e do rio Quaraí, elaborados por empresa de consultoria contratada pelo Projeto RS Biodiversidade, sob a supervisão da Fepam, foram apresentados nos últimos dias 18 e 20 de maio. Até o final da próxima semana os técnicos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável apresentam suas considerações sobre os estudos. 

Localizadas em áreas prioritárias do Projeto, a Lagoa do Paurá e a Várzea do Rio Quaraí estão em extremidades opostas no Estado. A primeira, situada no Litoral Médio, município de São José do Norte, tem uma área de estudo de 2.340 hectares, integrando o sistema de lagoas isoladas localizadas ao sul da Lagoa do Peixe, margeadas por cordões de dunas, próximos ao mar, banhados e mata de restinga, com ecossistemas pouco conhecidos do ponto de vista de estudos sobre sua biodiversidade. Já a área localizada junto Rio Quaraí, nos municípios de Barra do Quaraí, Quaraí e Uruguaiana, abrange 33.740 hectares e abriga vegetação de Savana Estépica, de ocorrência única no extremo oeste do Estado, além de mata ciliar do rio Quaraí e campos nativos ainda bem conservados.

Junto aos diagnósticos também foi apresentada proposta de plano de ação para a redução dos impactos e conservação da biodiversidade das duas áreas, bem como estratégias para sua implementação. Após o nivelamento interno, a intenção é buscar apoio das instituições locais para implementar as ações sugeridas.

Fonte: SEMA




     

 

| voltar |










Desenvolvido por PROCERGS