Envie uma mensagem


Organismos e Agências Internacionais

 Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA
      Órgão do governo japonês responsável pela implementação dos programas e projetos de cooperação técnica com os demais países. Apóia atividades nas seguintes modalidades: treinamento, intercâmbio, doação de equipamentos, cooperações técnicas tipo projeto e pesquisa, mini-projetos, estudos de desenvolvimento. No Brasil, as áreas prioritárias são saúde, agricultura, indústria, meio ambiente, educação e reformas econômicas.

 Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional – USAID
      Agência Norte Americana que fornece assistência técnica e financeira nas seguintes áreas: crescimento econômico e desenvolvimento agrícola, meio ambiente, educação e treinamento, assistência humanitária, saúde e nutrição, democracia e governabilidade. No Brasil, apóia ações nas áreas de mudanças climáticas, meio ambiente, uso de energia eficiente e limpa, saúde.

 Banco Interamericano de Desenvolvimento BID
      Principal fonte de financiamento multilateral para projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. Objetiva contribuir para o progresso econômico e social da América Latina e do Caribe mediante a canalização de seu capital próprio, de recursos obtidos no mercado financeiro e de outros fundos sob sua administração para financiar o desenvolvimento nos países prestatários; complementar os investimentos privados; e prover assistência técnica para a preparação, financiamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento. O site contém temas, projetos, pesquisas e publicações úteis.

 Banco Mundial – BIRD
      É uma das principais fontes de assistência para o desenvolvimento no mundo. Sua meta principal é ajudar as pessoas e países mais pobres. No site encontramos os projetos, licitações e notícias sobre a realização de empréstimos globais.

 Cooperação Técnica Alemã - GTZ
      Agência alemã de cooperação técnica que desenvolve vários projetos no Brasil, dentre os quais o Programa Piloto para Conservação das Florestas Tropicais do Brasil, contemplando uma de suas Áreas Prioritárias de Atuação: Proteção do meio ambiente e manejo sustentável dos recursos naturais.

 Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido – DFID
      Departamento do governo britânico que trabalha em parceria com outros governos que têm como prioridades a promoção do desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza. No Brasil, apóia programas de cooperação técnica para promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente natural, principalmente na Amazônia, e Planos de Governo voltados para o fortalecimento dos serviços de saúde.

 Fundo Global para o Meio Ambiente – GEF
      Foi apresentado na reunião de Paris, em novembro de 1990, como um programa-piloto para auxiliar os países em desenvolvimento na implementação de projetos que buscassem soluções para as preocupações globais em relação à proteção dos ecossistemas e à biodiversidade. O site contém informações sobre os projetos, programas e parceiros.

 Japan External Trade Organization - JETRO
      É um órgão oficial do governo japonês, vinculado ao Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria (METI), atuando na promoção do comércio exterior e de investimentos do Japão. No site estão disponíveis as atividades desempenhadas pelo órgão, guia de mercado, entrevistas e artigos e links úteis.

 La Dinama (Informações Ambientais Uruguaias)
      DINAMA posicionada como referente en materia ambiental del país, promoviendo estrategias de gestión integrada para la protección, prevención, evaluación y control ambiental en un contexto de políticas participativas y articuladoras, propiciando que Uruguay sea reconocido a nivel internacional por el compromiso y el cumplimiento con los acuerdos ambientales globales, cumpliendo en forma eficiente y eficaz sus cometidos contando para ello con estructuras y recursos adecuados.

 Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO
      Funciona como um laboratório de idéias e como uma agência de padronização para formar acordos universais nos assuntos éticos emergentes. A Organização também serve como uma agência do conhecimento – para disseminar e compartilhar informação e conhecimento – enquanto colabora com os Estados Membros na construção de suas capacidades humanas e institucionais em diversos campos. Em suma, a UNESCO promove a cooperação internacional entre seus 191 Estados Membros e seis Membros Associados, nas áreas de educação, ciências, cultura e comunicação.

 Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO
      Este site disponibiliza rico material sobre biodiversidade, como artigos, links, bibliografia, etc. Consulta obrigatória para quem pesquisa o tema.

 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD
      Distribui fundos aos países em desenvolvimento, ajudando os países em programa de cooperação mútua. No Brasil, implementa programas no âmbito do Acordo Básico em Assistência Técnica entre o Governo Brasileiro e as Nações Unidas. Apóia projetos nas seguintes áreas: saúde (HIV/AIDS), políticas ambientais, energia, informações e comunicações tecnológicas, políticas de redução de pobreza, gestão democrática.Tem como mandato central o combate à pobreza e à exclusão social, a proteção da Biodiversidade, educação e cultura, saneamento, energia, segurança e justiça, administração pública e cidadania. O site oferece informações sobre cursos, projetos e notifica a evolução de cada programa realizado.

 Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA
      Presta serviços ao meio ambiente, particularmente na difusão das preocupações ambientais dentro da comunidade internacional. Proporciona apoio aos países no desempenho de seus objetivos na área ambiental, colaborando com os governos no desenvolvimento de projetos e atividades. Atua, também, com instituições acadêmicas e ONG's que possuem reconhecida experiência na área. Através dos links indicados no site, podem-se acessar maiores informações sobre os programas e as atividades do PNUMA em todo mundo, além de documentos técnicos (em inglês, francês e espanhol), publicações, campanhas e outras informações de interesse ambiental. O site do Escritório Regional para América Latina e Caribe oferece ainda um resumo de artigos e notícias ligados a temas ambientais coletados diariamente junto a meios de comunicação da região.

 United Nations Environment Programme - UNEP
      Sua missão é fornecer a liderança e incentivar a parceria na atenção ao meio ambiente, inspirando, informando e permitindo nações e povos melhorar sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras. Contém publicações, informações sobre eventos e locais de trabalho da UNEP.


 

| voltar |

 









Desenvolvido por PROCERGS