Envie uma mensagem




Arquivos Relacionados p/ Download:
Mapa da Área 2 - Carta Imagem em formato Word. (.doc)
   


Outras Áreas:
  1 - Quarta Colônia
2 - Campos da Campanha
3 - Escudo Sul-rio-grandense
4 - Litoral Médio

 

Área 2 - Campos da Campanha

Municípios:
Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Área Total: 37.746 km 2

A vegetação é característica da região do Pampa, dominada pelos campos - tecnicamente definidos como estepes e savanas - entrecortados por matas de galeria e banhados. A área de Proteção Ambiental - APA do Ibiraputã, com 318 mil hectares, é a maior unidade de conservação de uso sustentável do RS.

Dentre as espécies vegetais importantes, temos butiá-yatá, o espinilho, o inhanduvai, e o capim santa-fé. Ocorrem muitas espécies de gramíneas e leguminosas de grande importância e potencial forrageiro. Na fauna, destacam-se a ema, o veado campeiro, a coruja-do-campo, o furão, além de outras tradicionais, como a perdiz e perdigão, para os quais a caça controlada é eventualmente permitida.

O cerro de Jarau, a Serra do Caverá, a restinga do Ibirapuã e o Butiazal de Coatepe estão entre as principais áreas naturais de grande valor paisagístico e ecológico na área. Entre as potencialidades, pode-se ressaltar o incremento de pastagens naturais e o turismo rural associando aspectos naturais aos histórico-culturais, muito ricos na região da Campanha.

A expansão desordenada da fronteira agrícola, tanto nos campos como nas várzeas e banhados, e recentemente, grandes projetos de florestamento, constituem as maiores ameaças à conservação da biodiversidade.

 Imprimir  Voltar  Próxima
 








Desenvolvido por PROCERGS